Quem Somos

A RobotnTIC é um novo projeto ligado à educação, desenvolvido por Ana Sofia Tavares e Jorge Miranda. Este projeto resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos nas escolas no ensino da disciplina das TIC.

O Nosso Modelo

A metodologia de trabalho da RobotnTIC baseia-se no ensino de competências associadas a três diferentes áreas: Informática, Programação e Robótica.

Informática
Programação
Robótica

O ensino destas três áreas do conhecimento, são preconizadas pelo Ministério da Educação através de vários projetos tais como as Orientações Curriculares das TIC para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Probótica (Programação e Robótica no Ensino Básico), e as Aprendizagens Essenciais para o ensino das TIC no 2.º Ciclo do Ensino Básico que articulam com o novo Perfil do Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

A Informática há muito que é vista como a ferramenta de trabalho do Século XXI. A sua utilização é defendida como essencial para o currículo dos alunos e como um meio de promover a articulação interdisciplinar.

A Programação é uma das áreas importantes da literacia da sociedade atual. Esta tem como objetivo desenvolver nas crianças a sua criatividade, raciocínio lógico e o pensamento computacional. Pretende-se assim, estimular a aplicação das ferramentas de programação na resolução de problemas nas áreas nucleares de aprendizagem.

A Robótica é um ramo da informática que possibilita a resolução de problemas através da interação com objetos tangíveis. Deste modo, permite em contexto escolar a criação de cenários de aprendizagem diversificados, que reúnem tecnologia e linguagens de programação.

A Robótica é uma ótima forma de desenvolver e estimular a criatividade, potenciar o pensamento crítico, autonomia e a construção do próprio conhecimento.